segunda-feira, setembro 22

Pluft, o fantasminha (1965)

Visto no Iguatemi
Nota: 3/5
Mais (mas não muito) no IMDB

Aproveito o Festival Internacional de Cinema Infantil para levar o pimpolho ao cinema. Com 4 anos, produções dirigidas a este público são bem escassas. Além disso, cumpro meu papel de prestigiar eventos culturais a preços camaradas, como é o caso do SESC e do Espaço Cultural CPFL. Um filme apenas, mas se todos pensaram assim é capaz que esteja lotado...

Chego ao shopping rapidamente na esperança de não pegar filas. Doce ilusão... como sempre, tinha mais gente olhando a vitrine da H.Stern ou comendo McPorcarias do que na fila do cinema... ponto pro capitalismo, ponto!

Escolho o filme: entre os disponíveis naquele horário encontro Pluft, o fantasminha, filme nacional de 1965. Pode ser uma boa, já que é uma releitura de uma peça teatral vencedora de vários prêmios, não tem dublagem e a história parece ser simples e atraente para a criança. Conta as peripécias de Pluft, um fantasma que tem medo de gente mas precisa ajudar Maribel e seus amigos a se livrar do pirata Perna de Pau. O filme é, de início, interessante. Década de 60 e filme infantil, mistura de teatro e cinema brasileiro. Mas achei a transposição meio confusa, cenas monótonas que perdiam a atenção do meu filho, planos acelerados para dar comicidade. O som também não estava lá essas coisas, e os closes muitas vezes perdiam o rosto (só para constar, era um DVD sendo exibido). Enfim, ganha nota 3 pela função histórica e pela sala de cinema privê.

OBS: não achei fotos do filme, nem de cartaz nem nada... só da peça...

Um comentário:

Carla disse...

Tá, tá, a adaptaçao para cinema foi nao cativa as crianças (fato!). Mas foi prazeroso para mim (na sua maioria), uma criança já grande, que nao cresce nesse universo coloridíssimo e acelerado que as crianças hoje em dia vivem. Nao querendo criticar esse universo, cada um dentro do seu contexto, apenas me contextualizano para falar: uma experiencia bacaninha. Ahahahaha..