domingo, fevereiro 1

Benjamin Button (2008)

Nota: 4/5
Mais informações no IMDB

Vi agora pouco o filme sobre Benjamin Button - descobri depois que era baseado (com grandes alterações) em uma peça de F. Scott Fitzgerald. Saber disso modifica a minha perspectiva sobre o filme, ainda não sei bem como. O filme é bom. Ele vai ser (já é) altamente cotado pela Academia. O drama de um jovem que nasce velho (inclusive na aparência) e fica mais novo ao longo da vida é contato em belas cenas de época e com personagens marcantes que pontuam o filme com humor e lições de vida.

Por isso que não é bem o filme em si, nem a história que merecem prêmios. O filme está no páreo por causa do grande elenco. Brad Pitt faz o papel de Benjamin ao longo da maior parte da vida do ator. Seu grande mérito não é a atuação em si mas seu trabalho com maquiagem, adaptação ao uso de imagens digitais, e o uso da voz para representar as idades de seu personagem. Falecimentos, grande eventos e outros momentos de emoção não comovem seu personagem que é pálido e sem grandes flutuações emotivas. Cate Blanchett, que contracena grande parte do tempo com Pitt não consegue fazer crer os seus 20 anos, e fica artificial ao passar do tempo. Isso somente ajuda a engrandecer a atuação de Pitt.

Os críticos se dividiram quanto a este filme de história implausível. A mensagem do filme pode ser batida, simples, e óbvia - viva a vida. Há sempre uma oportunidade, mesmo nas mais difíceis e improváveis situações - nunca se sabe  o que se encontrará na próxima esquina.

Nenhum comentário: