domingo, maio 24

Medos privados em lugares públicos (2006)

Este novo filme do diretor Alain Resnais está a meses (20!) na sala do HSBC Belas Artes em São Paulo. Chegou a Campinas no Cine Paradiso (todo dia as 20:15hs). A razão, me parece, é que o crítico da Veja São Paulo publica toda semana as 4 estrelas que deu ao filme. Pois foi assim mesmo que eu fui conferir o filme.

O estilo, você conhece, alguns personagens excêntricos, e suas histórias rodam em paralelo, e se conectam de maneira interessante, em uma trama maior que os une. É um leve drama que retrata a busca pelo amor por seis personagens com dilemas, fetiches, e condições as vezes engraçadas e as vezes não mais que normais. Achar um amor numa cidade que nem Paris, quem diria, não é tão fácil.

Até ai, tudo ok. O problema é que o filme rasteja, e no final a trama que os une não é tão interessante assim. As atuações são as vezes tão monotônicas que apesar de corpos em movimento, parece que nada está acontecendo - a emoção e o fervor passam longe - principalmente no papel do bom ator Lambert Wilson (Matrix). Resnais segue este estilo meticuloso, andante em seus filmes. Como um diretor de expressão e de história, recomendamos não ignorar seu trabalho - mas não recomendamos este.

2 comentários:

Thaiza disse...

Pois é, acabei caindo na sala do filme praticamente por osmose, todo vez que ia no hsbc, eis o bendito em cartaz, e, vale dizer, um cartaz bem bonito e mais colorido que o filme. Eu, que nao conhecia o diretor, esperava uma trama mais leve, de causos e descausos divertidos, pra fechar o domingo alegrinho. O cartaz me enganou. Mas mesmo sendo "rastejante" (ótima definição), gostei.

CineCPS disse...

Gostou? Argh :) Pois é , não é tão ruim assim, mas a propagando engana e muito... vou dar uma conferida nos filmes mais antigos, ainda mais agora que ele ganhou prêmio pelo conjunto da obra em Cannes.