terça-feira, julho 14

Cinema Francês com Jeanne Moreau

Dois filmes celebrando a atriz Jeanne Moreau nesta semana no Museu de Imagem e do Som, pelas mãos de dois diretores de primeira linha. Jules et Jim é um dos meus prediletos - vale a pena ficar a participar dos debates que seguem. Pra variar, grátis!

JULES E JIM – Dia: 17 / 07 / 09 (sexta-feira) - 19h – Debate após a Exibição
Direção: François Truffaut (1962), P&B
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre
Sinopse: Jules et Jim é um filme francês que demonstra o talento de François Truffaut na direção de atores e toda sua capacidade de dirigir com sensibilidade e lirismo. Neste filme, o cineasta mostra com igual delicadeza a amizade de dois homens e o amor de ambos pela mesma mulher. Destaque para a bela interpretação da atriz Jeanne Moreau.

“OS AMANTES” – “Les amants” Dia: 18 / 07 / 09 (sábado) - 16h- Debate após a Exibição
Direção: Louis Malle, Ano: 1958 - (França), 88 min - P&B
Elenco: Jeanne Moreau, Alain Cuny, Jean-Marc Bory, Judith Magre
Sinopse: Jeanne Tournier, 30 anos, é a esposa de um diretor de jornal de Dijon, Henri Tournier. Mulher adúltera, Jeanne não sentia dramas de consciência por se divertir com outros homens. Inconseqüente, Jeanne deixa a filha com uma babá e vai a Paris em busca de aventuras. Lá conhece Raoul, de quem se torna amante. Quando lançado, o filme causou muita polêmica entre setores conservadores da sociedade e a fúria da Igreja Católica em todo mundo. A obra de Malle teve problemas para ser exibido em vários países, dentre os quais a França, os Estados Unidos da América e o Brasil. Jeanne Moreau foi a musa desta ousada obra de Malle. A atuação da estrela do cinema francês escandalizou seu país.

Nenhum comentário: