sexta-feira, agosto 21

Ciclo Copyleft no Cinematographo

Pra começar o semestre, o Cineclube Cinematographo exibe um documentário de 2007 que discute a questão do direito autoral e disseminação de bens culturais através de discursos de diversos agentes da história, com ênfase na produção e disseminação musical: artistas, bambans de produtoras, o pessoal da pirate bay, fiscalização, usuários e consumidores, pessoas como a gente e até a galera do techno-brega do Pará.

Good copy, bad copy é filmado pelos dinamarqueses Andreas Johnsen, Henrik Moltke e Ralf Christensen.

Na semana seguinte, continuando o ciclo Copyleft e o debate acerca do tema, será exibido Steal this Film I e II. Lembrando que os três estão livres, leves e soltos pela net, é só clicar nos títulos.

Segunda 18:30h - Auditório I /IFCH/ Unicamp - Grátis!

3 comentários:

CineCPS disse...

Ótimo o Good Copy/Bad Copy, vale conferir.

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse...

Fomos ao cinematographo, infelizmente sessão esvaziada, mas tá valendo.
O filme é muito bom, ele usa de vozes variadas na questão dos direitos autorais, desde donos de gravadoras grandes, pequenas, os fiscais dos direitos autorais e mostra realidades onde o direito autoral não é um assunto posto em questão na arte, não sei se pode-se falar em questão superada pois são realidades que talvez essa discussão nunca tenha surgido.
São exemplos muito legais de como a nova relação música/público foi construída de modo a respeitar os envolvidos. Um exemplo que me surpreendeu foi o techno brega e sua forma criativa de divulgação, mas deixo aqui a brecha da curiosidade pra buscarem o filme (aliás, está disponível na net inclusive a legenda).